Você quer viver mais? A hora de começar sua atividade física é agora!

Muita gente me pergunta como começar a praticar atividade física. Digo sempre que em primeiro lugar o importante é se conscientizar dos benefícios oferecidos por acrescentar hábitos saudáveis em sua vida.

O segundo passo é organizar a sua rotina e começar a se mexer. Como orientação para quem está se lançando nessa nova jornada, indico a caminhada e a musculação.

caminhada2

A ciência já comprovou que a caminhada melhora o condicionamento físico e também a respiração. Possibilita a diminuição do colesterol, previne a hipertensão e o diabetes. Promove o bom humor e de quebra favorece a qualidade do sono, entre outros benefícios.

Para quem quer emagrecer, a caminhada também é uma aliada importante no processo da perda de peso.

No caso da musculação, destaco entre os benefícios a sua eficiência em estimular o aumento da massa muscular que vamos perdendo com o passar dos anos e com a falta de exercícios físicos e, também o próprio fortalecimento muscular. No entanto, se você nunca praticou ou está parado há muito tempo, é importante começar por uma fase de adaptação em que se utilizam cargas leves e exercícios relativamente fáceis de executar.

Nesse cenário, uma boa alternativa é a junção da musculação com a caminhada.

Sendo assim, começando pela caminhada e posteriormente incluindo a musculação ou iniciando as duas atividades paralelamente, é fundamental a orientação de um profissional.

Um dado interessante e que está sendo bastante divulgado pela mídia, refere-se ao fato de que se você praticar 150 minutos de atividade física por semana passará da condição de sedentário para uma pessoa ativa. Para manter essa regularidade, uma recomendação é praticar trinta minutos diários divididos em cinco dias da semana.

musculacao1Na verdade, apostar nesta nova rotina e incluir o exercício físico em sua vida será um investimento que valerá a pena!

A Organização Mundial da Saúde preconiza que esses 150 minutos semanais podem aumentar em cinco anos a sua expectativa de vida. É uma opção inteligente que podemos escolher, você não acha?

Agora é o momento para começar. Tenho percebido que as pessoas em geral sempre arrumam tempo para várias realizações. No entanto, negligenciam quando a necessidade se volta para a saúde, como por exemplo, a questão ligada à atividade física.

E existe regra? Sim, algumas. Vamos a elas:

1) A hora de começar é agora.

2) Faça um check-up médico para garantir que tudo está bem e assim você poderá dar inicio ao seu planejamento de forma segura.

3) Respeite os seus limites. Defina o seu treinamento com um profissional qualificado. Dessa forma, você atingirá os seus objetivos com uma proposta saudável e principalmente evitará lesões.

4) Se alimente bem e de forma correta. Lembre-se, a atividade física e a nutrição caminham juntas.

5) Acredite em você.

A principal dica a partir de agora é: invista na sua saúde, se organize e comece a mudar a sua qualidade de vida para viver mais e de forma saudável!

 

Wesley Bueno

Educador Físico e Treinador de Corrida

Contato: wesleybuenopersonal@gmail.com ou clique aqui.

 

Receba gratuitamente o nosso conteúdo!

São informações que te ajudarão a manter um estilo de vida mais saudável! Invista no seu corpo! Ele é o seu maior patrimônio!>

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *