5 fatores que podem comprometer o crescimento muscular

Olá!

Você vai para a academia praticar musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular (hipertrofia) e não está obtendo sucesso? Saiba que pode estar cometendo alguns erros.

musculação2É preciso entender que a hipertrofia muscular é um processo adaptativo do nosso organismo. Portanto, precisa de estímulo externo, consequentemente a resposta a este estímulo decorre de diversos fatores. Sendo assim, se os processos são alterados durante o trabalho de hipertrofia, o resultado final também será, seja positiva ou negativamente.

A seguir, conheça e aprenda a evitar os erros mais comuns que podem comprometer o seu processo de crescimento muscular:

1 – Treino sem intensidade: é necessário que o tecido muscular receba uma tensão sobre suas fibras. Se isso não ocorre, não existem benefícios para os músculos com o treinamento. Nesse ponto, é fundamental aplicar o princípio da sobrecarga, pois o corpo se adapta aos estímulos e para evoluir é necessário continuamente fazer ajustes aumentando a intensidade, seja a carga utilizada, volume de repetições ou quantidade de exercícios para determinado grupo muscular.

2 – Frequência de treino: longos períodos sem treino prejudicam o processo de hipertrofia. Essas são situações que o seu corpo não passa por um processo adaptativo cumulativo, o que é fundamental para o desenvolvimento da sua musculatura.

3 – Recuperação insuficiente: o processo de crescimento muscular depende da recuperação do seu corpo em cada sessão de treino. Veja bem, o crescimento muscular ocorre quando as microlesões causadas nas fibras musculares são recuperadas pelo corpo até o próximo treino. Vale destacar a importância do sono para que isso aconteça.

4 – Alimentação: seu corpo não ganha massa muscular sem uma boa nutrição. Se você quer ganhar músculos precisa ingerir os alimentos certos. Inclua em sua rotina alimentos ricos em proteínas, carboidratos e se alimente de três em três horas. Nesse caso, o acompanhamento com um nutricionista pode fazer a diferença.

5 – Treinos muito longos: se você pretende ganhar massa muscular, os seus treinos devem durar de 45 minutos à uma hora. Estudos mostram que esse tempo é suficiente para você gerar os estímulos necessários para que o seu músculo cresça. Mas lembre-se, estamos falando de treinar de forma correta!

musculação-certa

Um grande abraço e até a próxima!

Wesley Bueno
Preparador Físico e Treinador de corrida (clique aqui e saiba mais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *