Treinamento Funcional – Exercícios que movimentam todo o seu corpo

Você já praticou um treinamento funcional?! Ele é uma modalidade que se tornou um fenômeno entre os praticantes de atividades físicas.

Gravei um vídeo sobre o assunto, onde explico isso em detalhes, além do texto a seguir.

Treinamento funcional, explicado por Wesley Bueno

Embora popular, há muitas dúvidas sobre essa forma de exercitar o corpo. Uma das principais questões levantadas é sobre o treino funcional em relação à musculação.

Equilibrar, correr, saltar, agachar, avançar, puxar, girar, empurrar e movimentos de rolar são habilidades motoras básicas. Elas servem como fundamentos para a elaboração dos exercícios multifuncionais utilizados no treinamento funcional.

Justamente por essas características, sua prática valoriza o desempenho esportivo. Também a melhora esse desempenho na execução das atividades próprias do cotidiano das pessoas.

funcional2

Os execícios funcionais e nossas atividades cotidianas

Os exercícios funcionais estão ligados às tarefas do dia a dia. Isso explica a sua ampla aceitação e aplicação dentro do universo físico.

Veja você, todos nós queremos ser hábeis em realizar as atividades normais da vida e assim seguirmos de forma independente e eficiente. Tal consenso pode ser chamado de capacidade funcional do corpo humano.

Baseado nesta vontade das pessoas, é possível relacionar o treinamento funcional como parte deste processo. Isso porque ele incita o corpo humano de maneira a prepará-lo para as atividades que fazem parte de nossas vidas.

Sendo assim, este tipo de treinamento explora a utilização de exercícios que estimulam a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo).

Estimulam também a força, a resistência muscular e cardiovascular, a flexibilidade, a coordenação motora, a lateralidade e o equilíbrio.

Comparando treinamento funcional com musculação

Quando se trata da comparação treinamento funcional x musculação é preciso muito cuidado. Uma corrente acredita que é o futuro do treinamento de força. Outra defende que não possui as mesmas características e não elimina a necessidade do treino com peso (musculação).

musculação1A principal diferença entre essas duas formas de treinamento é que a prática funcional “trabalha” todas as regiões do corpo de uma forma integrada. Realiza os exercícios em diversas amplitudes, portanto, são flexíveis e ilimitados.

São utilizados acessórios como elásticos, cordas, cones, discos, bolas entre outros, para realizar a sessão de treinos.

Já o trabalho de musculação (com pesos) é excelente para a hipertrofia muscular. É um treinamento isolado, podendo levar a fadiga dos grupos musculares isoladamente. Ao contrário, a hipertrofia não é o principal objetivo do funcional, que garantirá aumento da força e não o volume muscular.

É importante destacar que a musculação também exerce um impacto direto sobre as atividades do dia a dia que exijam principalmente capacidade muscular para serem executadas.

E como escolher entre um e outro?

Recomendo, respeitando a individualidade de cada praticante, os dois métodos em paralelo. Essa é uma boa forma para adquirir condicionamento físico, força, potência e definição muscular de forma equilibrada.

Um abraço e até a próxima!

Wesley Bueno – Educador Físico e Treinador de Corrida

Contato: wesleybuenopersonal@gmail.com ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *