Atividade Física: um golpe contra a depressão

A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, podendo ser provocada por fatores psíquicos, orgânicos e sociais. Alguns critérios de acordo com o DSM IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 2004) como humor, alterações nas relações sociais, alteração do peso ou apetite, insônia, agitação, pensamentos de morte ou suicídio, tentativa de suicídio, redução da energia entre outros, são usados como parâmetros para o diagnóstico da depressão.

Para se comprovar o diagnóstico é necessário que a pessoa apresente cinco ou mais sintomas, quase todos os dias, durante ao menos duas semanas.

Veja bem: é fundamental buscar ajuda e acompanhamento com profissionais da área da saúde mental.

Principalmente nos últimos anos, estudos têm mostrado diferentes formas de tratamento não farmacológicas para a depressão. Entre estas descobertas, assumindo papel de destaque está a atividade física. Isso mesmo, a atividade física proporciona efeitos antidepressivos.

Alguns benefícios sentidos são a distração dos estímulos que levam ao estresse, melhora da qualidade de vida, maior controle sobre o corpo, melhora da respiração, aumento da concentração e da memória e melhor interação social.

Atividade Física: um golpe contra a depressão

A primeira dica que deixo para você começar a praticar atividade física entre outros motivos como antidepressivo, é realizá-la ao ar livre, pois existe um ganho de energia e motivação.

Você pode começar com sessões curtas de atividade física, como uma caminhada de trinta minutos por dia.

Um dado importante é que a pratica de atividade física ajuda não somente as pessoas que possuem a depressão diagnosticada, mas também pode contribuir para afastar o risco de desenvolvê-la no futuro.

Sendo assim, mantenha-se ativo para preservar a saúde mental. Lembre-se, o ser humano é movimento, somos uma unidade que não dissocia o corpo e a mente.

Portanto, praticando exercícios você perceberá muito mais do que benefícios puramente físicos. Esta é a segunda dica que gostaria de dividir com vocês.

Um abraço e até a próxima!

Wesley Bueno
Profissional de Educação Física (clique aqui e saiba mais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *