Os benefícios do Grão de Bico
O grão de bico é rico em proteínas (superior à carne), carboidratos, fibras, minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio, cálcio e zinco. Entre as leguminosas o grão-de-bico é a que melhor se digere e que tem mais ferro disponível.
O grão de bico pode reduzir a massa gorda em pessoas acima do peso. Tem alto poder de saciedade (você sentirá isso quando comer a primeira panqueca). Apesar de pequena, será suficiente!
Com essa massa prática e gostosa, você terá certeza de que não estará comendo as calorias vazias das massas refinadas e com glúten (como a maioria das pizzas são feitas), pois o grão de bico “enriquece” a massa.
Sobre a receita da panqueca de Grão de Bico
Você pode usar a criatividade e rechear conforme a sua imaginação! Já fiz, por exemplo, como pizza de frigideira, recheando com vários sabores que gosto como marguerita e escarola.
Nesta panqueca de grão de bico aqui da foto, usei somente as flores do brócolis cru, tofu, tomate picado e escorrido, azeitonas e ervas secas:
Receita recomendada: Massa de Tapioca – deliciosa e saudável
Prefira os vegetais crus no recheio
Você pode estar se perguntando por que usei o brócolis cru? Aqui em casa, sempre que possível, comemos vegetais crus. Isso porque quando comemos tudo cozido ou aquecido, nossas enzimas são danificadas ou até mesmo destruídas.
O papel das enzimas é agilizar as reações químicas das células e aumentar a velocidade com que elas trabalham. Assim, a sua atuação se torna mais eficaz, fazendo com que haja um melhor desempenho.
Mas não irei explicar esse assunto aqui. Num outro texto falarei tudo sobre enzimas e sua enorme importância no nosso organismo.
Agora vamos à receita! Eba!
Receita da panqueca de Grão de Bico
Ingredientes
- 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho azedo).
- 6 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou o grão (ou outra farinha). Se não encontrar a farinha, use o grão de bico (use a outra receita mais abaixo).
- 1 colher de chá de fermento em pó.
- 1/2 xícara de água em temperatura ambiente.
- 1 colher de chá de azeite.
- sal a seu gosto.
Receita que substituirá a farinha de grão de bico:
- Deixe o grão de bico de molho por 10 horas.
- Lave e escorra a água.
- Triture no multiprocessador ou amasse bem com um garfo.
Use essa pasta na mesma quantidade que usaria a farinha de grão de bico.
Modo de preparo
1) Em uma bacia, misture todos os ingredientes secos e adicione a água aos poucos, mexendo sempre. Por ultimo coloque o azeite e misture bem. A consistência da massa deve ser mais ou menos como a de um crepe, ou seja, maleável.
2) Unte uma frigideira média (se a sua frigideira tiver boa aderência, nem precisa untar), leve ao fogo para aquecer e coloque a metade da massa para assar em cima do fogão.
3) Espalhe a massa com cuidado.
4) Abaixe o fogo e tampe a frigideira para a massa assar. É muito rápido! Em menos de 5 minutos está pronto para ser virado.
5) Para virar, use a mesma técnica de virar panquecas. E muito fácil porque a massa desliza bem da frigideira, e como já esta assada na parte inferior, não tem problema de grudar.
6) Caso preferir, também pode usar a técnica do prato. Deslize a massa em um prato e coloque a frigideira sobre o prato e simplesmente vire a frigideira. A massa vai ficar virada.
7) Tampe a frigideira de novo e leve de volta ao fogo médio para assar a outra parte. Agora é ainda mais rápido porque a parte de cima já esta pré-assada do primeiro cozimento.
8) Enquanto isto, já poderá cobrir (rechear) sua panqueca. Você pode usar o que tiver disponível na geladeira. Poderá colocar rodelas de tomate, azeitonas, cebola, cogumelos ou o que preferir. Invente a sua!
9) Quando a massa estiver assada, remova da frigideira e coloque-a em uma assadeira enquanto prepara a outra. Coloque a cobertura desejada e leve a assadeira ao forno para aquecer um pouco antes de servir.
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Hora de experimentar
Pronto, agora é saborear esta delicia tão fácil e rápida de preparar, e que eu tenho certeza que vai agradar muito a quem se aventurar a fazer! A massa tem um leve gostinho de queijo (até chega a lembrar pão de queijo).
Observação: a receita pode parecer longa, mas se você desconsiderar as explicações, perceberá a facilidade dela.
Um abraço e até a próxima!
Aurideia Vasconcelos
Link permanente
Nossa, muito boa a receita!! Simples e deliciosa. Estou comendo agora a panqueca recheada com espinafre ao molho branco de leite de amendoim =)
Link permanente
Que delícia Dani! Ainda não fiz com molho branco de leite de amendoim, como faz? Aqui em casa somos viciados nessa panqueca.
Grande abraço!
Link permanente
Olá! Quantas panquecas rendem? É possível congelar?
Link permanente
Olá Gabriela!
Depende da espessura que você fizer. Aqui em casa faço 2 panquecas com essas medidas. Eu nunca congelei, pois não dá tempo (risos). Minha família come muito rápido! Eles amam! É tão rápida para preparar, que faço na hora mesmo. Mas você pode guardá-la pronta (assada) por 2 dias na geladeira, ou guardar o creme pronto por 3 dias, também na geladeira.
Se você fizer a experiência de congelar, nos conte como ficou, tá bom?
Grande abraço!
Link permanente
Muito boa a receita mas em vez de usar a farinha de tapioca ou polvilho azedo, eu usei a farinha de arroz na mesma proporção da receita e usei 2 1/2 de água em vez de 1/2 xícara como informa a receita.
com essa pequena adaptação consegui 12 panquecas.
obrigado
Link permanente
Confesso que não sou fã de grão de bico, minha mãe que é. Fiz só a metade da receita da panqueca, pq achei que nao iria gostar. Mas que maravilhosa surpresa, amei , é uma delícia! !!! Obrigada por compartilhar essa maravilha!
Link permanente
Muito Boa!! Fiz com recheio de carne de jaca, delicioso…
Link permanente
com farinha de tapioca aumenta se em muito o índice glicêmico !!! da para trocar por outra farinha
Link permanente
Olá so hoje descobri suas postagens,adorei ,me diz as panquecas da receita acima pode congelar já recheadas ?obrigada e um grande abraço.
Link permanente
Que satisfação ter encontrado este site! Receitas maravilhosas!