Talvez você já tenha pensado que esse jargão “detox” (desintoxicação) é mais uma das modinhas que logo vai passar. Só que não.
Quem já foi curado ou melhorou consideravelmente sua saúde com as diversas formas de detox, não abandona mais esse procedimento. Ao contrário, faz do detox um estilo de vida.
Por que preciso de um detox?
Dentre tantas agressões que nosso corpo sofre diariamente, as toxinas são as maiores responsáveis. E o pior é que elas estão em todo lugar. No ar, nos alimentos, na água, nas plantas e até nos animais. Então, todos nós temos toxinas no corpo.
Nossos sistemas de defesa lutam incansavelmente para se livrarem delas. “Desintoxicar” é o esforço que o corpo faz para se livrar dessas toxinas. Portanto o detox é imprescindível para nos tornarmos saudáveis.
Pense num grande exército trabalhando de dia e de noite. Eles vasculham seu corpo, de ponta a ponta, até nos lugares mais escondidos e distantes. Eles estão buscando bloquear ações de substâncias e microrganismos prejudiciais a sua saúde. É isso que fazem os defensores de seu corpo.
Outra coisa que muitos não sabem é que uma boa prática de desintoxicação é feita através da alimentação, mas não somente dela. Também precisamos de boa qualidade de ar, da luz solar, do exercício físico, do descanso, entre outros.
Alimentação detox
No texto de hoje, deixarei algumas dicas sobre como utilizar alguns alimentos para aliviar essa grande quantidade de toxinas que ingerimos diariamente.
Uma alimentação detox (ou desintoxicante) busca aliviar seus sistemas excretores. São eles os rins, fígado, pele, pulmão e intestinos. Há várias receitas naturais com esse objetivo, que proporcionam também vários programas de detox.
Eu vou apresentar um deles aqui para você, como exemplo, e desafio você a experimentá-lo. Ele tem duração de 7 dias. Numa outra oportunidade eu trarei para você algumas receitas de sucos detox (meus detox preferidos). Eles fazem uma bela faxina no organismo em jejum.
Voltando ao nosso exemplo de programa de 7 dias, ele será um pontapé para você que deseja experimentar ou já começar um estilo de vida mais saudável através da alimentação.
Lembre-se: os detox naturais não são milagrosos. A obtenção de resultados satisfatórios depende de duas palavras que estão entrando em extinção: disciplina e perseverança. E eu convido você a inclui-las (ou mantê-las) sempre presentes em sua vida, não apenas na alimentação, mas em tudo, ok? Vamos lá? Avante!
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Exemplo de semana Detox
Esse programa é destinado a quem tem predisposição à obesidade. Também é útil para menores de 12 anos que apresentam febre simples, resfriados e/ou presença de muco. Bom ainda para períodos de pruridos, erupções e/ou alergias.
Alimentação do 1º dia
Água mineral alcalinizante ou solarizada, sem gás, com gotas de limão. Beba sucos a cada três horas: pitanga, cenoura, romã, abacaxi, acerola com laranja, amora, laranja-lima , abóbora madura, lima-da-pérsia, mirtilo e água de coco.
Em casos de febre e falta de apetite, continue com os sucos por três dias ou até que os sintomas desapareçam. E se o caso for de alergia, prefira as frutas mais doces como melancia, lima-da-pérsia, laranja-lima, água de coco.
Alimentação do 2º dia
Repita a alimentação do 1º dia.
Alimentação do 3º dia
A cada três horas coma uma fruta de sua preferência rodiziando entre elas (mamão, banana, maçã, graviola, e outras frutas frescas).
Alimentação do 4º dia
Primeira refeição: frutas.
Segunda refeição: saladas cruas
Terceira refeição: frutas.
Intervalos das refeições: água e chás de ervas que sejam mais apropriadas.
Alimentação do 5º dia
Primeira refeição: frutas, torradas e leites vegetais.
Segunda refeição: saladas cruas, caldo desintoxicante (veja a receita mais adiante).
Terceira refeição: frutas.
Alimentação do 6º dia
Repita a alimentação do quinto dia.
Alimentação do 7º dia
Repita a alimentação do quinto dia.
Receita do caldo desintoxicante
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de bardana picada bem fina ou ralada
- 2 cenouras picadinhas
- ½ chuchu picadinho
- ½ cebola
- 2 a 3 tomates picadinhos
- 1 xícara de inhame, cará ou batata
- 1 colher (sopa) de tomilho
- ½ xícara de salsinha
- ½ colher (sopa) de óleo de linhaça (prensado a frio)
- 4 dentes de alho
- Sal a gosto
- ½ litro de água
Modo de preparo
Junte a água, chuchu, cenoura, inhame, tomate, bardana, cebola e o sal. Deixe cozinhar até ficarem macios. Acrescente tomilho, cúrcuma, alho e o óleo de linhaça. Espere dois minutos, adicione salsinha e desligue o fogo. Pronto! Pode servir .
Leve a saúde para mais pessoas: Palestras na sua empresa, escola, igreja ou comunidade
Considerações importantes
Com métodos simples é possível prevenir e até curar doenças. No entanto, é preciso começar. Meu convite se for o seu caso, é que quebre seus hábitos ruins e permita-se experimentar novos e ótimos hábitos para a sua saúde.
Lembre-se: é mais barato investir hoje em sua saúde, do que gastar muito mais amanhã para lidar com as doenças. Seu corpo é o seu maior patrimônio.
Beijos e até a próxima!