Já pensou em um exercício que tem como principal objetivo queimar gorduras, trabalhar todos os membros inferiores, coração e pulmão, fazendo com que eles fiquem cada dia mais resistentes?
Este exercício é o spinning! Um exercício que é sucesso na maioria das academias brasileiras. Ele é praticado sobre uma bicicleta estacionária.
Muitas pessoas que não curtem as aulas de coreografias e musculação, conseguiram encontrar no spinning uma ótima alternativa para sair do sedentarismo.
Algumas pessoas afirmam que além dele aumentar a perda de peso, também faz o estresse do dia a dia desaparecer. O resultado é garantido!
Mesmo podendo ser praticado por todas as pessoas, sempre tenha o cuidado de respeitar seus limites. E é por isso que existe a técnica certa para não haver lesões.
A recomendação é que cada aula dure entre 45 a 60 minutos. Com menos tempo, o resultado não será tão satisfatório, a não ser que você opte por um treino de alta intensidade (com treinos intervalados).
No treino intervalado a frequência cardíaca fica elevadíssima por um tempo. Logo em seguida você recupera a frequência, geralmente fazendo 30 segundos de alta intensidade e os próximos 30 segundos com carga mais leve.
O mais incrível desse exercício é que hoje você também pode trabalhar a parte superior do corpo. Pode até mesmo “trincar” o abdômen; e tudo isso, acredite, em cima de uma bike!
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
A perda calórica pode ser de até 900 calorias por aula. Isso depende de alguns fatores, como a intensidade que você pedala, seu nível de treinamento, e qual o objetivo da aula.
Contra-indicações do Spinning
- Problemas ortopédicos ou posturais, principalmente na coluna lombar.
- Praticar sem antes fazer um teste ergométrico.
- Pessoas sedentárias.
- Hipertensos (é preciso ter um atestado médico).
Quem tem problemas no joelho pode fazer Spinning?
Um exercício feito em cima de uma bike é muito seguro para quem tem problemas no joelho, pois ela não sofre impacto.
Mas para que isso aconteça é preciso usar a carga adequada. O ideal é nunca pedalar com carga baixa ou sem carga.
Qual a diferença entre o spinning e a bicicleta ergométrica?
As duas aumentam a resistência do coração e pulmão, mas isso depende da forma como é praticada.
No spinning, você terá um maior e mais rápido gasto calórico, pois ele é um treino. Um dos grandes diferenciais desse exercício é a presença do professor malhando juntamente com o aluno, e por você estar em grupo a motivação é contagiante.
Já a bicicleta ergométrica, na academia é mais usada para o preparo do corpo para outra atividade como, por exemplo, a musculação.
Leitura recomendada: Atividade Física: um golpe contra a depressão
Qual fazer primeiro: musculação ou spinning?
Depende de seu objetivo. Se a finalidade for hipertrofia (ganho de massa muscular), então você primeiro faz a musculação e por último o spinning.
Se o objetivo for perda de peso ou condicionamento cardiorrespiratório, você fará o inverso, primeiramente a bike e a musculação depois.
Mas ainda assim, essa não é uma maratona pra qualquer um. É preciso preparo e resistência, e no inicio a maioria das pessoas não tem. Nesse caso, talvez a melhor escolha seja fazer o spinning um dia e no outro a musculação.
Grávidas e o spinning
Alguns especialistas costumam recomendar o spinning para grávidas, pois a promessa é que esse exercício melhorará o fluxo sanguíneo da gestante. No entanto, o cuidado deverá ser dobrado com a intensidade, pois na gestação o exercício deverá ser mais leve.
Apesar dos benefícios, a indicação é que seja praticado somente após o terceiro trimestre de gravidez. Ainda assim é necessário fazer exercícios adaptados e com atestado médico.
Mais importante ainda é que essa gestante tenha sido adepta dessa atividade antes da gravidez, e que não tenha ocorrência de hiperlordose lombar.
Palestra recomendada: Os 3 Pilares do Viver Saudável
Em quanto tempo é possível notar os resultados positivos do spinning?
Para os mais disciplinados, um bom resultado começa a aparecer depois de dois meses, com treinos três vezes na semana.
Esse resultado pode ser potencializado quando a alimentação é equilibrada juntamente com um repouso adequado.
E para você que nunca experimentou esse exercício, quem sabe não seja essa a motivação que faltava para sair de uma vez do sedentarismo?
Você vai precisar de toalha, garrafa d’água e uma boa dose de disposição. Até o próximo!