Você conhece as zonas azuis do planeta? Algo curioso!

Talvez você já tenha ouvido falar das zonas azuis, mas muitas pessoas ainda não sabem o que são.

Então vamos aprender um pouco sobre essas curiosas regiões do mundo e o motivo de chamarem tanta atenção dos especialistas e simpatizantes de um estilo de vida saudável.

Você conhece as zonas azuis do planeta? Algo curioso!

O que são zonas azuis

As zonas azuis (termo que foi adotado pelo jornalista  e explorador Dan Buettner) são áreas geográficas onde há uma concentração maior de pessoas que vivem muito.

Elas alcançam expectativas de vida muito superiores ao restante do mundo. Até o momento, foram confirmadas apenas 5 zonas azuis no mundo. São elas:

  • Região rural montanhosa de Barbagia, na Sardenha, Itália, onde as pessoas continuam trabalhando como pastores de ovelhas, bem depois de completar seus 70 anos, e comumente se tornam centenárias.

  • Ilha de Okinawa, no Japão, onde há a maior concentração de centenários do mundo, apesar de terem resistido muito tempo, sendo subjugados por povos invasores e pela fome generalizada durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

Você conhece as zonas azuis do planeta? Algo curioso!

  • Loma Linda, uma cidade situada nos limites de Los Angeles, que abriga o grupo mais longevo de pessoas nos EUA, formado por cerca de 9 mil Adventistas do Sétimo Dia, uma religião cristã que atenta para algumas normas diferenciadas de saúde e qualidade de vida.

  • Icária, na Grécia, que abriga a maior porcentagem no mundo de pessoas com mais de 90 anos de idade e com uma taxa de incidência de câncer 20% inferior ao resto da Grécia, e que quase não registra casos de demência.

  • Nicoya, no noroeste da Costa Rica, onde as pessoas tem uma expectativa três vezes maior que a média dos americanos, de chegar aos 100 anos de idade.

O que acontece nesses locais para que as pessoas vivam tanto?

Primeiro, a dieta adotada. Elas costumam ser ricas em nutrientes e pobres em calorias, além de evitarem a todo o custo os alimentos industrializados.

Em Nicoya, por exemplo, comidas como arroz, feijão, milho e frutas fazem parte da rotina alimentar.

Com isso, seus habitantes ingerem regularmente vitaminas, minerais e antioxidantes, presentes no arroz; potássio, magnésio, antioxidantes, fibra, proteína e carboidratos, presentes no feijão; o milho é um aliado contra o câncer e fonte de vitamina C; e vários outros tipos de vitaminas estão presentes nas frutas.

Bebidas? Esqueça os refrigerantes e outras coisas industrializadas. Eles utilizam apenas a velha e boa água potável.

Outra coisa interessante das zonas azuis é a importância da base familiar e dos ótimos relacionamentos entre seus membros.

Isso gera união e apoio mútuo genuíno, além das pessoas experimentarem grande satisfação e segurança afetiva.

São pessoas que possuem elevada formação moral e espiritual. Isso contribui para uma ótima saúde mental.

Você conhece as zonas azuis do planeta? Algo curioso!

As zonas azuis costumam ser ainda locais com rotinas de vida mais tranquilas, com pouco barulho e próximas de áreas verdes.

Isso proporciona uma ótima qualidade do ar que respiram, além de reduzir os fatores geradores de estresse.

Os exercícios físicos são também algo muito comum entre estes povos, e variam deste suas frequentes caminhadas ou pedaladas entre suas casas e o trabalho, até atividades de lazer como a dança, que alegra a ajuda o corpo a ficar em boa forma física.

Como posso formar uma zona azul onde vivo?

Infelizmente você não pode. Existem fatores genéticos nessas pessoas que ajudam bastante neste processo de envelhecimento saudável e vida longa. Mas não fique triste.

Adotar os hábitos das pessoas que vivem nas zonas azuis trará ótimos benefícios para você, ainda que não consiga viver até os 100 anos.

Mais importante que viver muito, é envelhecer com saúde, e isso podemos aprender com eles.

Conclusão

Procure comer e beber como elas fazem, bem como modificar seu modo de se relacionar com seus familiares e amigos, buscando relações construtivas e positivas.

Pratique exercícios físicos regularmente, e tenha cuidado para que a busca desenfreada pelo dinheiro termine por fazer que você gaste todo o seu patrimônio no tratamento de doenças futuras.

Você conhece as zonas azuis do planeta? Algo curioso!

No fim, você é o maior responsável pela qualidade de vida e saúde que você tem.

Se deseja mudar, mãos à obra! Talvez haja muito o que fazer, talvez não, mas de qualquer modo será divertido e gratificante!

Um forte abraço e até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *