Olá! Hoje vamos tratar de um assunto sério: uma dieta que pode prevenir, regredir e até curar um câncer!
Com tantas informações à nossa disposição, deveria ser fácil nos alimentarmos dos melhores alimentos que nosso corpo precisa, tanto para continuarmos saudáveis como para curarmos doenças.
No entanto, ainda é muito comum ouvirmos a pergunta “qual é a refeição ideal?”. E a resposta não vem de nenhum “expert” em especial, pois as descobertas vêm de diversas fontes.
Porém a dica de ouro é esta: todos os dias, em cada refeição, escolhermos os alimentos que, juntos, irão defender nosso corpo contra a invasão de várias doenças, e no caso específico deste artigo, o câncer.
Adotando um estilo de alimentação pró-sáude
Se este é o seu desejo, então essas são as formas como você tratará seu corpo daqui para frente:
- Desintoxicar os carcinógenos (substâncias que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de um câncer);
- Dar uma “chicotada” no sistema imunológico;
- Impedir o desenvolvimento de novos vasos necessários ao crescimento de tumores;
- Impedi-los de criar a inflamação que lhes serve de “adubo”;
- Impedir os mecanismos que lhes permitem invadir os tecidos vizinhos (alastramento); e
- Induzir o suicídio das células cancerosas.
Leitura recomendada: Por que você deve comer amaranto
Você tem consciência de que 40% dos cânceres podem ser prevenidos com simples mudanças na nutrição e na qualidade das atividades físicas (sem mencionar fatores ambientais)?
O que se tem descoberto nos últimos anos é que todos temos um câncer dormindo dentro de nós. Você sabe como nascem os tumores? Através de células defeituosas. E pasmem! Nosso corpo as fabrica o tempo todo.
Mas como essa máquina (nosso corpo) é muito poderosa, por seus vários mecanismos de defesa, os detecta e os contêm.
O que faz um câncer “acordar”?
Então vamos analisar… Se todos temos células cancerosas dentro de nós, por que será que nem todos desenvolvemos câncer? A resposta está em nosso corpo.
Pesquisas recentes mostram que existem maneiras de interromper o processo de formação de tumores, desde que façamos uso delas.
Se você acha que tem “genes ruins” e que não pode fazer nada, a ciência tem descoberto que genes contribuem no máximo com 15% para a mortalidade do câncer. Os outros 75% vêm do seu estilo de vida! 😮
Até o momento, é impensável tratar o câncer sem recorrer às técnicas desenvolvidas pela medicina ocidental, ou seja, cirurgias, quimioterapias, radioterapias e imunoterapias.
Entretanto, é um erro recorrer apenas a essas ferramentas convencionais e negligenciar a capacidade natural de nosso corpo de se proteger contra tumores, seja para prevenir a doença, seja para acompanhar (e reforçar) os tratamentos tradicionais.
Leitura recomendada: É possível rejuvenescer aos 60 anos de idade?
O que fazer para evitar a manifestação de um câncer?
A pergunta de quase todas as pessoas que um dia receberam um diagnóstico de câncer é: “o que eu poderia ter feito para evitar e o que tenho que fazer agora para que ele não volte”?
Existem muitas pressuposições. Adotar qualquer uma delas (ou o seu conjunto) imediatamente, já começará a lhe proteger. Até porque o esforço é muito pequeno se comparado às recompensas.
Hoje é sabido que certos alimentos são fomentadores do câncer e nutrem os modos que estimulam o seu crescimento. Temos como exemplo os fatores inflamatórios – que são “adubos” para o câncer.
Eles vêm diretamente de nossa alimentação:
- Açúcares refinados que fazem aumentar a insulina e o IGF pró-inflamatórios;
- Falta de ômega-3 e excesso de ômega-6, que se transformam em moléculas de inflamação;
- Hormônios de crescimento nas carnes ou em certos laticínios (em outro artigo detalharemos mais sobre inflamação derivada da alimentação e suas conseqüências).
A respeito de nossa forma de se alimentar, Richard Béliveau, bioquímico e pesquisador da Universidade de Montreal, e dirigente de um dos maiores laboratórios de medicina molecular especializada em biologia do câncer diz: “se me pedissem para criar um regime alimentar que favorecesse ao máximo o desenvolvimento do câncer, eu não poderia imaginar nada melhor do que nossa alimentação atual”.
Que bom que existem outros alimentos que são o oposto, ou seja, são antipromotores. E esses alimentos fazem isso, bloqueando os fatores de crescimento do câncer ou, forçando as células cancerosas a se suicidarem.
Portanto, não se pode subestimar a influencia considerável da alimentação no mecanismo de acelerar ou diminuir a progressão do câncer.
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Mas, do que se constitui uma alimentação anticâncer?
Principalmente de:
- Verduras;
- Legumes e leguminosas acompanhadas de azeite de oliva (ou óleo de linhaça);
- Alho;
- Ervas e condimentos.
E não se assustem: a carne e os ovos são opcionais, e servem de acompanhamento, em vez de ser o centro do prato. Não é bem assim que fazemos no nosso dia-a-dia, não é mesmo?
Certas combinações de alimentos podem agir em união para proteger o organismo dos cancerígenos. Por exemplo, quando tomates e brócolis são ingeridos juntos, podemos ver um efeito acumulativo.
Isso acontece porque ambos os alimentos contêm elementos anticâncer e agem com mais eficácia em combinação que quando ingeridos separadamente. Somente um, reduz o risco de câncer de mama em 50%, mas combinando até quatro alimentos anticancerígenos, o risco reduz para 90%.
Tomando emprestado o princípio de Pareto, vamos resumir pequenos gestos que geram grandes resultados. São escolhas a serem adotadas todos os dias, principalmente no campo das escolhas alimentares:
Tomates
Contêm uma série de elementos bioativos como, as vitaminas C, K e E; fibras, folatos; polifenóis como a quercetina; carotenóides como o fitoeno. Todos eles com potencial anticâncer, mas sua ação combinada é mais eficiente do que a do licopeno sozinho. O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao câncer de próstata. Porém é preciso que os tomates sejam cozidos para liberar esses nutrientes, sendo que sua absorção melhora com o azeite de oliva.
Proteínas animais (opcional)
Peixe orgânico, carne orgânica, ovos orgânicos enriquecidos de ômega-3, laticínios orgânicos, ou seja, de animais alimentados em pastos (o que não é nada fácil de ser encontrado hoje em dia).
Leitura recomendada: A Dieta da Proteína e sua promessa de emagrecer sem deixar de comer
Cereais
Pães multigrãos, arroz integral, quinoa e trigo para quibe. Evite ao máximo as farinhas brancas refinadas.
Substitua por cereais integrais e misturados: pão multigrãos (não apenas trigo), arroz integral, massas e macarrões cozidos ao dente (prefira massas semi-integrais ou à base de mistura de cereais).
Lipídios
Azeite de oliva e óleo de linhaça. Um ingrediente central na cozinha mediterrânea são as azeitonas e o azeite que se extrai delas.
As concentrações de antioxidantes fenólicos nas azeitonas e azeite de oliva são altíssimas. São alimentos perfeitos para a saúde. O efeito direto de tais moléculas é limitar o desenvolvimento inicial do câncer e tornar sua progressão mais lenta.
O azeite de oliva deve ser preferencialmente prensado a frio, ou seja, extra-virgem. Nunca deve ser aquecido. Não exagere em seu consumo e não esqueça que ele também é um óleo.
Ervas e condimentos
Cúrcuma, hortelã, tomilho, manjericão e alecrim. São ricos em óleos essenciais (de onde vem seus sabores). Eles aumentam a autodestruição das células cancerosas e diminuem sua multiplicação, além do alecrim ser um poderoso antioxidante e antiinflamatório.
Eles tem a capacidade de aumentar a eficácia de certas quimioterapias, inclusive em algumas células cancerosas que se tornaram resistentes ao tratamento.
Para se obter o máximo das ervas, os métodos mais eficientes são através de chás/infusões, sopas e caldos. E mesmo quando aquecidos, apesar de reduzir ligeiramente suas propriedades nutricionais, a maioria permanece.
Nenhum outro ingrediente nutricional é tão poderosamente anti-inflamatório quanto é a cúrcuma. Em laboratórios ela inibe um número grande de cânceres: cólon, próstata, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário e leucemia.
A sabedoria indiana adiantou-se bastante em relação à ciência, pois há séculos aquele povo consome este condimento. Porém o cúrcuma só atravessa a barreira intestinal quando misturado à pimenta ou ao gengibre (na combinação que sempre esteve no curry).
A pimenta multiplica por 2.000 a absorção do cúrcuma pelo organismo. Consuma em média 1,5 grama a 2 gramas por dia (um quarto a meia colher de café).
Leitura recomendada: O melhor cereal do mundo
Alho, cebola, alho-poró e cebolinha
As moléculas ativas do alho são liberadas durante o esmagamento dos dentes e são mais bem absorvidos se forem diluídos em um pouco de óleo.
Maneiras de utilizá-los: alho e cebolas picados e refogados em um pouco de azeite, misturados aos legumes cozidos no vapor, combinados com curry ou cúrcuma. Podem também ser consumidos crus, misturados em saladas, ou em um sanduíche feito com pão multigrãos e azeite de oliva.
Brócolis
Recomenda-se seu uso três vezes por semana. Quando cozido em água fervente, assim como outras verduras como o repolho, couve-flor e a couve-de-bruxelas, podem ser destruídas o sulforafane e os I3C, que são poderosas moléculas anticâncer.
Então, você pode cozinhá-lo no vapor, no próprio caldo, ou refogá-los rapidamente com um pouco de azeite de oliva.
Frutas vermelhas
Morango, framboesa, mirtilo e amora. Contêm ácido elágico e múltiplos polifenóis. São responsáveis por estimularem os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese (criação de novos vasos sanguíneos).
Utilizadas no café da manhã, em salada de frutas ou lanche e ainda podem ser congeladas e guardadas para se comer fora da estação, pois não perdem suas propriedades.
Ameixas, pêssegos e nectarinas
Essas frutas de caroço (principalmente a ameixa), possuem tantos agentes anticâncer quanto as frutas vermelhas. Uma única ameixa contém tantos oxidantes quanto um punhado de frutas vermelhas (mais fácil de encontrar e custa bem menos).
Promova a saúde e a qualidade de vida: Palestras na sua comunidade, escola ou empresa
Cítricos
Laranja, tangerina e limão. Contêm flavonóides anti-inflamatórios e estimulam a desintoxicação dos cancerígenos pelo fígado.
Se for orgânica, a casca dos cítricos ralada pode ser polvilhada nos molhos de salada, nos cereais matinais, salada de frutas ou em infusão na água para chá.
Suco de romã
Muito usada na medicina persa há milênios, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes já foram provadas, reduzindo consideravelmente o crescimento do câncer de próstata, inclusive nas formas agressivas. Pode-se utilizar um copo (225ml) por dia de suco de romã.
Ômega-3
Aqueles de cadeia longa reduzem a inflamação. Agem também reduzindo a disseminação de tumores sob forma de metástases.
Atenção: quanto maiores são os peixes (por exemplo, atum, cação, tubarão), mais estão contaminados por mercúrio, pelos PCB e pela dioxina, abundantes no fundo dos oceanos.
As melhores fontes de peixes gordos são os pequenos peixes, como as sardinhas e anchovas inteiras. O salmão ainda é uma boa fonte, pois seu nível de contaminação continua aceitável. Os peixes congelados perdem progressivamente seu ômega-3 com o tempo de conservação.
Grelhar e saltear os peixes destrói cerca de 30% do ômega-3. O método mais adequado de cozimento para peixes é no vapor e o cozimento lento no forno em fogo baixo.
As sementes de linhaça são ricas em ômega-3 vegetais (de cadeia curta). Esse fitoestrógeno reduz a atividade danosa dos hormônios sobre o crescimento do câncer.
Leitura recomendada: Leptina: qual a relação deste hormônio com o ganho de peso?
Está também associado ao baixo colesterol e à diminuição dos picos de nível de açúcar no sangue. Por exemplo, 50 gramas de pão enriquecido com semente de linhaça produzem um aumento no nível de açúcar do sangue 30% menor do que é observado na mesma quantidade de pão branco.
O consumo diário de 30 gramas de sementes de linhaça moída retarda o crescimento dos tumores de próstata de 30% a 40%. Mulheres com câncer de mama que utilizam fontes vegetais (sementes de linhaça, frutas secas) de ômega-3, têm risco significativamente mais baixo de desenvolver metástase.
Seu consumo diário não deve passar de 45 gramas. De preferência não consuma a linhaça que é vendida moída previamente, pois ela perde suas propriedades. A melhor forma de consumo é deixando-as de molho em meio liquido aquecido por meia hora.
Contaminação por pesticidas
Mesmo que certos legumes ou frutas não orgânicos estejam contaminados de pesticidas, o efeito positivo das moléculas anticâncer pode superar o efeito negativo dos cancerígenos.
Enfim, ainda há muito para ser falado sobre este tema, mas temos aqui um resumo prático de alguns itens que ajudarão nosso corpo a evitar ou lutar contra o câncer. Estas são mais algumas Sementes da Saúde para você! Completaremos o assunto em artigos futuros.
Vídeo recomendado
Recomendo ainda que assistam este breve vídeo para conhecer o relato do Dr. David Servan-Schreiber, autor do livro Anticâncer, que lutou conta esta doença terrível.
Um super beijo e até a próxima!
Auridéia Vasconcelos
Permalink
Querida!!! Quero te parabenizar,essas dicas são muito preciosas,estou aprendendo a colocar em prática a cada dia. Que Deus continue te abençoando muito.bj
Permalink
Cris, você perceberá a recompensa logo, logo! Precisando estarei por aqui.
Até mais.
Um super beijo!
Permalink
Excelente artigo. Tenho usado alguns alimentos para ajudar em meu tratamento contra o câncer, e percebo que os resultados tem sido favoráveis. Sinto-me revigorada. O fator mental e espiritual é sem dúvida, imprescindível. Muito bom ver que podemos usar as ferramentas corretas, oferecidas por Deus, para combatermos o câncer.
Permalink
Olá Roseana, tudo bem? Obrigada por nos acompanhar aqui nos Sementes da Saúde. Quando estava fazendo esse artigo, pensei principalmente em pessoas como você. Fico muito feliz em ver na prática os resultados positivos de uma vida com hábitos saudáveis.
Até mais.
Um super beijo!
Permalink
Ola. Parabéns pelo site. Dicas muito interessantes, vou recomendar para meus amigos e familiares. Abraço.
Permalink
Olá Luiz Fabiano! Obrigada por confiar em nós, que temos a responsabilidade de levar adiante essas informações. Nosso desejo é que o maior número de pessoas entendam o que fortalece e o que enfraquece nosso corpo.
Grande abraço!
Permalink
Déia,
Gostei muito desse artigo, um compiladão de coisas importantes, vou ter que ler e reler pra gravar tudo certinho.
Tanta cousa pra mudar, mas essa é a vontade de Deus, então vamos conseguir com a força dEle.
Obrigada!
Permalink
Sim, Nathassia parece muito difícil (e no início talvez seja mesmo para alguns), mas depois de começar a praticar algumas mudanças, os hábitos vão se formando. O preço pago é muito baixo quando comparado aos ganhos presente e futuros.
Super beijos!