A vida moderna está sequestrando o seu sono

A vida moderna está sequestrando o seu sono

Há alguns dias, conversando com um amigo, ele soltou aquela frase clássica:

Queria que o dia tivesse 48 horas, porque nunca dou conta de cumprir minhas atividades. Tenho sempre a sensação de estar devendo algo.

Você também já pensou assim? As horas de nosso dia estão muito bem distribuídas desde quando Deus criou o mundo. Já a nossa administração do tempo, essa nunca esteve tão desordenada.

Numa época de muita informação e conhecimento à nossa disposição, onde tudo acontece muito rápido, o tempo passou a ser um bem mais valioso que o próprio dinheiro.

Distribuição ideal de tempo?

Se formos buscar de forma simples uma distribuição ideal de nosso tempo ao longo de um dia, seria assim:

  • 9 horas de trabalho (incluindo deslocamentos),
  • 7 horas para atividades pessoais (família, exercícios físicos, higiene, alimentação, estudos, lazer), e
  • 8 horas de sono.

O quê?! Hoje essa distribuição mais soa como ofensa do que uma boa recomendação. A coisa está mais para isso aqui:

  • 15 horas de trabalho (incluindo deslocamentos),
  • 3 horas para atividades pessoais (higiene, alimentação, estudos),
  • 6 horas de sono.

Família? Exercícios físicos? Lazer? Ocasionalmente. Quando acontece, o tempo precisa ser retirado de um dos outros dois “blocos”, e quase sempre não é das horas de trabalho…

A vida moderna está sequestrando o seu sono

Voltando ao mundo ideal, passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo, e o sono não é algo discutível, pois é essencial para a manutenção da vida.

Se é assim, porque somos tão negligentes neste quesito? Boa parte das respostas se resumem em falta de informações sobre a importância do sono.

A importância do sono

Todos nós temos um relógio biológico que é ajustado num ciclo de 24 horas. Ele depende de fatores externos, como iluminação, barulho, hábitos, vida social, entre outros.

Observe quando você está numa rotina pesada de trabalho, num ritmo acelerado. Você engata uma tarefa atrás da outra e move essa “locomotiva” com velocidade.

No entanto, basta um pequeno momento de ócio absoluto, num local mais quieto, para sentir aquela sensação gostosa de sono. É o seu relógio biológico interpretando alguns sinais externos.

Você já deve também ter ouvido falar da melatonina. Ela é um hormônio produzido no cérebro por uma glândula chamada pienal, e começa a ser produzida assim que o sol se põe.

Ela funciona como um tipo de “aviso” para o organismo, para que ele comece os preparativos para dormir. Este é um outro exemplo dos fatores externos agindo em nosso relógio biológico.

Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – O poder dos alimentos na prevenção e cura de doenças.

A vida moderna está sequestrando o seu sono

Efeitos positivos (e negativos) do (negligenciado) sono

Quer se sentir bem fisicamente e mentalmente? Tenha uma boa noite de sono.

Quando passamos uma madrugada em claro, é como se estivéssemos levemente embriagados: nossa coordenação motora é prejudicada e nossa capacidade de raciocinar fica comprometida.

Sem o importante repouso do sono, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.

Você tem uma reunião importante de negócios no dia seguinte? Tem uma entrevista para conseguir um novo trabalho ou cliente? Tem uma prova importante para realizar? Prepare-se com antecedência. Jamais deixe de repousar adequadamente na véspera, caso contrário, há um risco de você colocar tudo à perder.

Certa vez a Universidade de Chicago fez um estudo com 11 pessoas entre 18 e 27 anos. Elas foram impedidas de dormir mais de 4 horas por dia, durante um período de 6 dias. O resultado foi surpreendente.

O funcionamento do organismo deles estava semelhante ao de uma pessoa com aproximadamente 60 anos de idade. Os níveis de insulina no organismo eram parecidos com aqueles dos portadores de diabetes.

Outro teste assustador foi realizado em laboratório, com ratos. Eles foram completamente privados do sono por vários dias. A partir do décimo dia, eles começaram a morrer. A causa da morte de todos foram infecções generalizadas em seus corpos.

Quando nós dormimos, um “exército de reconstrução” começa a trabalhar em nosso corpo, recuperando todos os desgastes que sofremos durante o período em que ficamos acordados.

Graças à isso, no dia seguinte, estaremos prontos novamente para nossas atividades. Se você não dorme direito, seu corpo já começa o próximo dia em desvantagens, com funções não recuperadas.

Durante o sono profundo, as proteínas são sintetizadas em grande escala. Isso mantém e também cria expansões nas nossas redes neurais, ou seja, o conjunto de neurônios que são fundamentais para nossa boa memória e processos de aprendizado.

Além disso, neste processo, o nosso cérebro produz e libera hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento. Eles nos garantem mais longevidade e jovialidade, além de regular os níveis de várias outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

Leitura recomendada: Banhos frios realmente melhoram a saúde?

A vida moderna está sequestrando o seu sono

Conclusão

  • Quer ter mais saúde, disposição física, mais capacidade de raciocínio, melhor retenção da memória?
  • Quer viver mais e ter uma pele mais bonita?
  • Quer se curar mais rapidamente de doenças ocasionais e manter os fluídos de seu corpo em níveis normais?

Então considere reservar cerca de 8 horas do seu dia para dormir. Você pode até abrir mão de sua saúde por um pouco de tempo, para trabalhar mais e ganhar mais dinheiro, mas lembre-se que se você perder sua saúde, você não irá conseguir ganhar nenhum dinheiro (e ainda vai gastar aquele que tem).

Pense sempre nisso: investir na sua saúde sempre será mais barato do que gastar com as doenças. Quer levar mais saúde para sua comunidade, escola, igreja ou empresa? Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *