Olá! Você tem o hábito de andar descalço?! Será que isso é bom ou é ruim para sua saúde?! Vamos entender isso melhor.
Não é raro encontrarmos pessoas que têm medo contaminarem seus corpos se elas andarem descalças. Eu mesma fui uma dessas pessoas por muito tempo. Inclusive, lamento por ter privado meu bebê (por algum tempo) desse grande aliado da saúde.
O que ocorre quando os pés tocam o solo
O curioso é que acontece exatamente o oposto do que muitos pensam. Andar descalço traz muitos benefícios, tanto para sua saúde física, como também para sua saúde mental! Isso mesmo!
Nossos pés são providos de muitas terminações nervosas. Quando eles entram em contato com o solo, este último ajuda a remover elementos nocivos ao corpo (como o estresse e a ansiedade).
As solas dos pés possuem glândulas sudoríparas. Elas contribuem bastante para a eliminação de toxinas. Essa função excretora dos pés é diminuída consideravelmente quando estamos utilizando calçados.
O solo possui cargas elétricas do tipo negativas. Em pouco tempo descalço, em contato com o solo, nós já recebemos essas cargas negativas. Elas então se espalham pelo corpo e entram nas células, permitindo um equilíbrio elétrico. Com isso nós também recebemos substâncias antioxidantes e anti inflamatórias.
O mais recomendado é andar descalço diretamente no chão, na grama e ao ar livre, onde os benefícios são maiores. No entanto, se você não tiver essa possibilidade, também pode fazê-lo em sua casa, ainda que o piso seja de madeira ou cimento (piso frio).
Benefícios de andar descalço
- Promove uma melhor circulação sanguínea, e como consequência, uma melhor oxigenação do corpo.
- Estimula seu corpo a eliminar uma boa quantidade de gorduras e toxinas.
- Melhora do Sistema Nervoso Central: quando você anda com os pés descalços, você pressiona todas as terminações nervosas que estão conectadas aos diferentes órgãos do corpo. Isso permite que ele se recupere de algumas doenças causadas pela obstrução desses canais de energia. A dor causada por varizes (especialmente em pacientes diabéticos), pode ser reduzida se eles andarem regularmente descalços.
- Diminui o estresse, depressão e neurose.
- Redução da dor e inflamação: redução considerável dos níveis de cortisol e consequentemente a redução da dor, inflamação e estresse.
- Frio nos pés: quando você caminha descalço ao ar livre, os músculos dos pés e das articulações estimulam a circulação sanguínea, e isso faz os pés aquecerem mais rapidamente (a frequência desse hábito tratá melhores resultados).
- Deformidades dos pés: não só protege como também ajuda a corrigir deformidades como pé cavo, pé chato, pé torto, etc.
- Suor nos pés: combate o excesso de suor nos pés
Embora esta seja uma terapia de relaxamento muito fácil de fazer, certifique-se de que não tenha no chão certos elementos que podem infectar ou machucar seus pés (pregos, vidros, etc).
Além disso, é essencial que você comece a andar descalço pouco a pouco. À medida que seus músculos se fortalecem, você aumenta a duração dessas caminhadas.
Leitura recomendada: Banhos frios realmente melhoram a saúde?
Considerações finais
Apesar do contato com a grama, areia e pedras serem melhores, você não precisa sair de casa para realizar essa atividade. Com apenas 30 minutos andando descalço já é possível colher os benefícios dessa atividade.
Quantas crianças teriam uma melhoria na imunidade, caso elas tivessem o hábito de andar descalças sempre que o ambiente oferecesse segurança?
Bem, agora é partir para a prática! Depois me algumas semanas praticando, me conte os resultados de sua experiência. Lembrando que os solos naturais são os ideais!
Beijos e até a próxima! 🙂