Olá! Vou confessar uma coisa para você… Ir à cozinha e preparar um saboroso almoço ou lanche para a família não era uma tarefa fácil para mim. Diferente de algumas amigas minhas, eu não era criativa na cozinha.
Como cuido de minha saúde e evito alguns tipos de alimentos e ingredientes, eu ficava horas na internet tentando achar receitas que agradassem o meu paladar, o do meu esposo, e também do meu “pitoquinho de gente”, que ainda é novo, não reclama de nada e gosta muito de tudo que cozinho 🙂 .
Não são poucas as pessoas que me perguntam: “Mas… O que você come”? Sim, eu também me fiz essa pergunta quando resolvi não mais cozinhar alimentos de origem animal aqui em casa. Porém, estou muito feliz com o meu progresso na cozinha e mais feliz ainda porque consigo comer muitas coisas gostosas e saudáveis!
Aqui no blog Sementes da Saúde, só postarei receitas que eu fiz e aprovei, por isso, vou tentar ao máximo facilitar a sua vida. Passarei os detalhes que porventura possa causar dúvidas, mas de qualquer forma, estarei sempre disponível para te ajudar com os obstáculos que podem aparecer em relação às receitas.
Sem mais delongas, vamos à receita! Simples de fazer e vai muito bem como um lanche ou acompanhamento de almoço! Essa receita é riquíssima, principalmente por causa da quinoa, que foi considerada pela OMS como o cereal mais perfeito que existe.
Leitura recomendada: O melhor cereal do mundo
Hamburguer de quinoa, abobrinha e cenoura
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de abobrinha ralada (fina).
- 1 xícara (chá) de cenoura ralada (fina).
- 1 xícara (chá) de quinoa em grãos.
- ½ xícara (chá) de trigo integral.
- 2 dentes de alho amassados.
- Sal e temperos a gosto.
Gosto de acrescentar cheiro verde e chimichurri, que tem um sabor bem agradável. Porém, ainda não encontrei um que fosse livre de glutamato monossódico (fique atento a esse ingrediente – também escreverei sobre os problemas associados a ele).
O chimichurri é encontrado em quase todos os supermercados, na seção de temperos, ou em mercados municipais e lojas cerealistas.
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua
Modo de preparo
1) Lave a quinoa e cozinhe em água fervente com sal por uns sete minutos. Você perceberá que o aspecto dela muda e a bolinha (grão) estoura. Escorra e deixe esfriar.
2) Esprema a abobrinha e cenoura para eliminar o excesso de liquido (que pode ser aproveitado para outras preparações).
3) Refogue o alho e acrescente a cenoura, abobrinha e os temperos – não pode ficar muito mole (eu não refogo, acho que é dispensável).
4) Em uma tigela, misture tudo, inclusive a farinha. Deixe descansar alguns minutos na geladeira.
5) Modele em forma de hambúrguer e asse ou frite com pouquíssimo óleo numa frigideira antiaderente. Se for fritar como descrito acima (com pouquíssimo óleo), deixe assar bem, em fogo baixo, para não ficar cru por dentro.
Leitura recomendada: Banhos frios realmente melhoram a saúde?
Incremente!
Você pode fazer um sanduíche usando esse hambúrguer e acrescentando folhas de alface ou rúcula, tomate, tofú ou ricota, e um molho de sua preferência. Fica muito bom!
Aguardo seu comentário ou sugestão aqui embaixo. E havendo dúvidas, estou à sua disposição! Um beijo e bom apetite! 🙂
Auridéia Vasconcelos
Link permanente
Fiquei com agua na boca, vou experimentar essa receita no lanche de amanhã. Bjs
Link permanente
Vejamos o que você vai achar do sabor né Patrícia, eu acho bem suave, se bem que o sabor depende dos temperos que você irá acrescentar (que podem ser vários).
Até mais e …
Super beijo!
Link permanente
Link permanente
Adorei o site gostaria de receber mais informações
Link permanente
Adorei tuas receitas
Link permanente
O trigo, é farinha ou o trigo usado para quibe?