A infecção do trato urinário (ITU), bem como qualquer outra doença, não pode ser negligenciada.
A ITU pode ocorrer tanto no sexo feminino como no masculino. Tanto em bebês, como em jovens, adultos e idosos. No entanto, a maioria dos casos acontece com as mulheres. Para que a infecção aconteça, as bactérias precisam conseguir chegar até a bexiga.
Entenda como acontece a contaminação nas mulheres
A contaminação do trato urinário acontece de uma forma que chamamos de “ascendente”, ou seja, as bactérias entram pela vagina e sobem pela uretra, podendo alcançar a bexiga e também os rins. Vamos entender melhor como isso acontece.
Uma das características da genitália feminina é que sua uretra é mais curta que a dos homens. Outra diferença é a proximidade da vagina com o ânus, que faz com que essa distância facilite a contaminação da uretra por bactérias.
Depois dessas bactérias alcançarem a bexiga, se a infecção não for tratada imediatamente, o destino certo é o rim.
Quando isso acontece, os problemas se tornam bem maiores, pois existe uma grande probabilidade da infecção ficar mais grave e terminar por até causar a tão perigosa infecção generalizada (aquela que atinge todo o nosso corpo).
Como toda essa evolução acontece rapidamente, é importante procurar um médico logo nos primeiros sintomas, principalmente quando há presença de sangue na urina.
Inclusive, é conveniente verificar se este sangramento teve relação com a infecção, pois nem sempre a infecção é suficiente para causar sangramento. Em alguns casos, ele é causado por um cálculo renal (também conhecido como “pedra no rim”) ou tumores urinários.
Leitura recomendada: Detox não é modinha
Saiba como prevenir
Para que haja prevenção é necessário conhecermos as formas mais comuns de contaminação. Logo abaixo apresento as principais causas de ITU (principalmente em mulheres) e em seguida o que fazer para prevenir.
Contaminação
- Relação sexual.
- Relação anal.
- Intestino preso.
- Uso frequente de antibióticos.
- Gravidez – as mulheres grávidas têm maior predisposição.
Prevenção
- Beba bastante água (de preferência a cada 2 a 3 horas). Essa é umas das principais recomendações, com sucesso comprovado.
- Nunca segure a urina e quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá imediatamente, pois urinar com frequência ajuda a eliminar as bactérias da bexiga e da uretra.
- Evite o consumo de alimentos que causam irritação no trato urinário, como café, chá, sucos cítricos, refrigerantes do tipo cola e álcool.
- Evite banhos em banheiras, pois as bactérias que ficam na água podem penetrar na uretra.
- Coma mais alimentos naturais e evite os alimentos muito doces e, se possível, não coma embutidos e industrializados.
- Mulheres, depois de evacuarem, façam a higiene perianal (região da vagina e ânus) sempre no sentido da frente para trás, pois isso evitará que as bactérias tenham contato com a vagina.
- Mulheres, se possível, urinem após a relação sexual.
- Se você tem infecções recorrentes, talvez seja necessário acidificar a urina através do consumo de ácido ascórbico (vitamina C), 1.000 mg diários, ou suco de oxicoco (mas não faça isso sem antes consultar seu médico).
Casos extremos
Se você tiver uma crise aguda de ITU (com fortes dores) e não conseguir ir até um hospital, tome um analgésico e bastante água, pois ela fará a diluição da infecção e conterá a proliferação das bactérias.
Leitura recomendada: O Prato Anticâncer
Considerações finais
Falei apenas das ITU não complicadas e que são causadas por bactérias. Existem as ITUs que são relacionadas, por exemplo, com a hospitalização (internação) ou idade.
Se você tem todos esses cuidados e ainda assim desenvolveu ITU, é importante que investigue com o seu médico as outras possíveis causas.
Espero que essas informações simples ajudem você a prevenir esse mal.
Um abraço e até o próximo!