Outro dia uma amiga me perguntou o que fazer para resistir à tentação por determinados alimentos.
Ela disse: “tem hora que até parece que eles falam comigo e me chamam para que eu coma todos eles…“. Pode até ser engraçado, mas a quantidade de pessoas que passam por essa mesma situação é enorme.
Dizer que você deve evitar comer certos alimentos é fácil. O difícil é colocar isso na prática, principalmente quando você está nas primeiras semanas de uma dieta.
Porém é preciso acreditar que neste caminho, realmente, as primeiras semanas são as mais difíceis de suportar. Por isso mesmo, você não pode desistir. Dias melhores virão, acredite!
E a dica para estar no controle da situação é prever, ou melhor, se conhecer o suficiente para evitar momentos de deslizes.
E se você quer, de fato, ter resultados duradouros, persevere na redução ou eliminação de salgadinhos, frituras e doces, por exemplo. Em pouco tempo você perceberá uma diminuição relevante e constante no desejo por esses alimentos.
Você que está acostumada a fazer dieta, já sabe que os “desejos” são os maiores sabotadores. Eles nos impedem de alcançar nossos objetivos de emagrecimento. Afinal, aquele pedacinho de bolo, que foi exceção, certamente se transformará em dois ou quatro pedaços.
O uso de técnicas mentais e comportamentais se mostram eficazes para muitas pessoas. Então, logo abaixo, você poderá acompanhar algumas delas.
Website recomendado: Conheça o Sementes da Riqueza e cuide bem do seu dinheiro
Prepare-se mentalmente
Adiar a satisfação. Uma forma prática de manter os desejos cada dia mais fracos é adiar a satisfação. Sim, estou falando da satisfação de comer aquele pedaço de bolo recheado de brigadeiro com cobertura de chocolate, por exemplo. Quando você diz “não”, a sua autoconfiança aumenta. Você fica mais forte e segura.
Decisão. Os desejos aumentam quando você está indecisa. É preciso entrar de “corpo e alma” e não permitir que situações frequentes lhe afastem de seus objetivos. Uma dica é contar para o máximo de pessoas possíveis que você está em dieta. Dessa forma, a cobrança direta ou indireta dessas pessoas lhe motivará para não desistir.
Questione o desejo. Crie o hábito de questionar o desejo: “por que eu preciso comer isso?“, “vai valer a pena eu ceder?” e “como me sentirei após ter cedido a esse desejo?” Não esqueça que as concessões frequentes poderão minar sua autoconfiança.
Prever o que poderá acontecer, mesmo antes de dizer “sim” ou “não” é muito importante, mas nem sempre (ou quase nunca) a razão é mais forte que a emoção. Por isso, na prática, é preciso tomar alguns cuidados.
Experimente essas técnicas comportamentais
Mantenha distância dos alimentos que causam desejo. Não tenha em casa alimentos que não constem em sua dieta. Fique longe deles até que você possa resisti-los. Abrir a geladeira e encontrar aquele sorvete proibido, não é o que você tinha planejado, certo?
Beber água. Nem sempre o desejo de comer algo é de fato fome. Quando surgirem essas vontades, beba água pura, água com limão, chá sem açúcar ou qualquer outra bebida de baixa caloria. Assim, você se manterá saciado por no mínimo mais uma hora.
Exercício de respiração. Só quem já experimentou essa técnica tão falada, pode comprovar sua eficácia. É útil não só para acalmar, como também para controlar os desejos. Faça o seguinte: conte até quatro, vagarosamente, enquanto inspira e também quando expira. Faça respiração superficial (não deixe seu peito levantar e baixar). Espere e repita esse exercício pelos próximos três minutos.
Distrair-se. Mesmo que seja de forma consciente, saia da zona de perigo e interrompa seu desejo de comer algo. Isso trará grande alegria mais tarde, quando você perceber que esqueceu aquele desejo de comer.
Leve a saúde para mais pessoas: Palestras na sua empresa, escola, igreja ou comunidade
Procure distrações…
E para finalizar, vou sugerir uma lista de distrações que você pode usar, para não ceder aos desejos:
- Lixar unhas;
- Ler um livro;
- Lavar seu quintal, cozinha, veículo, etc;
- Telefonar para um amigo;
- Ir a uma loja;
- Passear com seu filho ou animal de estimação;
- Praticar alguma atividade física, andar de bicicleta;
- Responder e-mails;
- Montar um quebra-cabeças.
Busque por outras atividades que além de gerar prazer, também serão eficazes na diminuição de seus desejos de comer.
Fazer dieta não é o melhor caminho para todos. Mas se esse é o caminho que você decidiu seguir nesse momento, faça valer a pena!
Parar de ceder aos desejos é torná-los cada vez mais fracos e menos freqüentes. Como resultado, você terá força e sucesso em sua dieta. Um forte abraço e até o próximo!