E chega mais aquela festa legal, aquela comemoração de aniversário ou aquela data especial! Eba! Bom demais estar reunido entre familiares e amigos! E pra deixar o ambiente mais prazeroso, dá-lhe comida!
Todos sabemos que a comida tem um valor social muito poderoso. É num almoço que revemos amigos de longas datas, é num café que trocamos ideias sobre negócios e empreendedorismo, é num jantar romântico que nasce uma relação que pode durar uma vida!
Sim, a comida está sempre nas reuniões sociais e isso é ótimo! Mas como tudo que é demais faz mal, precisamos tomar alguns cuidados, e gostaria de te convidar a refletir sobre isso para ver se faz sentido para você. Para mim faz.
Presenteie quem você ama: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Cuidado com os excessos
Na maioria dos eventos coletivos regados com comida, há muitas opções gostosas, gordurosas e calóricas. Infelizmente a falta de moderação costuma trazer mal estar, indisposição e até mesmo emergências em algumas situações.
Então a primeira dica é: tente se lembrar que a comida não está fugindo. Se desejar, você poderá comer aquelas e outras delícias durante todo o ano. Evite os exageros. Isso sobrecarrega seu organismo e trás consequências ruins para você e para os outros que dependem de você.
Concentre-se nos alimentos que você realmente gosta
É muito provável que você não goste de todos os alimentos que são oferecidos nessas festas ou comemorações. No entanto, temos uma inclinação por empilhar no prato uma variedade e quantidade de comida que em outra situação não faríamos.
Faça escolhas e trocas segundo sua preferência. Se você gosta muito de lasanha, ignore a batata e o arroz. Se você prefere o vinho, não beba a cerveja, refrigerantes ou sucos, e assim por diante.
Coma apenas o suficiente. Coma aquilo que lhe dá prazer (sem esquecer da qualidade para sua saúde) e dispense aquilo que aumentará suas calorias, e que não está entre suas preferências.
Leitura recomendada: As 7 maiores razões de não conseguirmos mudar nossos hábitos
Escolha consciente
Sirva primeiramente uma pequena porção daquilo que você gosta. Quando você começa com uma pequena porção, é mais fácil medir seu nível de fome ou desejo. Quando você terminar, poderá decidir se realmente quer mais ou não.
Faça esse exercício e evite consumir milhares de calorias extras que mais tarde irá trazer arrependimentos. Essa é uma dica que pode ser aplicada em várias outras situações que envolvem a comida.
Mantenha sua rotina
Ainda que em ritmo de festa, não saia da rotina completamente. Separe uma “horinha” antes ou depois das refeições para praticar algum exercício, como uma caminhada leve, com os próprios familiares e amigos presentes.
Além de seu metabolismo ficar mais acelerado (o que ajudará na queima das calorias), você de sentirá mais disposto para curtir com a galera.
Não use essas ocasiões para fazer o que não quer e para comer o que não faz falta. As convenções sociais não podem ser uma carta branca para arrependimentos depois. Seja autêntico e siga seus padrões alimentares saudáveis.
Receita recomendada: Cestinhas de granola com mousse de alfarroba
Considerações finais
Desejo a você ótimas comemorações! Meu sincero desejo é que você faça uso da moderação e do equilíbrio sempre, para não precisar fazer uso da restrição mais tarde.
Todo dia é é um bom dia para festejar e aproveitar a vida! Não desperdice tudo em um só dia. Um abraço e até o próximo!
Permalink
Olá,
Meu nome eh Marcia e gostaria de saber se no site tem a receita do bolo de frutas que está na foto com o artigo sobre o Natal.
Obrigada.
Permalink
Olá Márcia!
Esse bolo está lindo e apetitoso, mas infelizmente, não tenho a receita dele (ainda) rsrssr.
Grande abraço!