Mesmo sendo tão conveniente, ele não pode ocupar o lugar de “mocinho” na nossa rotina.
De forma bem simplista, quando o alimento é colocado dentro do aparelho, recebe descargas de radiação eletromagnética, e as moléculas de água que existem nos alimentos captam essas ondas de radiação gerando vibração dessas moléculas de água. É desta forma que o alimento é aquecido.
O microondas transforma a estrutura dos alimentos, mesmo que esse seja um alimento de qualidade. Após ser aquecido no microondas será “alimento fraco”, pois é diminuído consideravelmente a quantidade de nutrientes.
Microondas e a vitamina B12
Estudos mostram que alimentos como carnes e leites, quando aquecidos no microondas, perdem de 30 a 40% de vitamina B12.
Não foram poucas as vezes que fiz uso do microondas para aquecer meu próprio leite e posteriormente ofertar ao meu bebê. Não passava por minha mente o mal que eu fazia. Este processo destrói quase que completamente os agentes benéficos presentes no leite materno, que estão ali para combater as bactérias nocivas ao bebe.
Microondas e o câncer
Poucas pessoas têm a preocupação em qual recipiente levarão a comida para aquecer no microondas. Você mesmo já deve ter feito isso algumas vezes. Lembra quando você tirou da geladeira aquele “potinho” de plástico, a pizza que sobrou de ontem, e levou diretamente para seu microondas?
Muitos desses recipientes plásticos, quando aquecidos liberam produtos tóxicos (como o bisfenol-A) e cancerígenos, que são absorvidos pelo corpo.
Microondas e alteração do sangue
Até mesmo a composição sanguínea pode ser modificada. Um estudo feito na Suíça mostrou que células vermelhas do sangue diminuem, enquanto que os níveis de glóbulos brancos aumentam, quando a comida é aquecida em microondas.
Aparentemente pode parecer bom ter um aumento dos glóbulos brancos. Mas uma das razões para eles estarem em maior número é a presença de um inimigo, portanto, não é seu estado normal de saúde.
O microondas além de diminuir o valor nutricional dos alimentos, principalmente as vitaminas e minerais, também torna todos os alimentos acidificantes (esse é um assunto que ainda escreverei mais adiante).
Não estamos dizendo que o fogão tradicional não altera fisicamente as estruturas dos alimentos. No entanto, já que nos habituamos a cozinhar quase tudo que comemos, deveríamos optar pelo método que mais preserve as propriedades dos mesmos, e esse método é o cozimento ao vapor. Por ser lento, é o método mais saudável que podemos utilizar.
Mas ainda assim, sempre que possível, prefira consumir os alimentos crus e naturais. Estes sim, estão com todo o seu potencial de vitaminas, minerais e outras substâncias que trarão saúde a você.
E não se esqueça: seja mais crítico com aquilo que você come. Se você pensa bem quando vai comprar uma roupa, um carro, móveis e eletrodomésticos, faz contas e planeja, por que não faz isso também com sua saúde? É tudo uma questão de hábitos, então, acostume a pensar mais naquilo que você come.
Um beijo e até a próxima!
Aurideia Vasconcelos