Levedura de cerveja: ela realmente faz bem à nossa saúde?

É bem provável que você já tenha ouvido falar da levedura de cerveja e dos supostos benefícios que o seu consumo traz à nossa saúde.

Até aí tudo bem, mas será que isso é mesmo verdade? E se for, quais são esses benefícios? Vou falar sobre isso nesse breve texto.

O que é uma levedura?

As leveduras são um grupo de fungos unicelulares. Eles transformam açúcares em álcool, e nesse processo, liberam dióxido de carbono.

Embora nem todos os tipos de levedura tenham utilidade (e algumas até sejam causadoras de infecções), há uma espécie que tem sido muito útil na fabricação de pães e bebidas.

Ela é conhecida pelo nome científico de Saccharomyces Cerevisiae, ou popularmente como levedura de cerveja.

Por que o nome “cerveja” junto com a levedura?

Os primeiros registros sobre a produção de cerveja datam de milênios atrás. Há um consenso que isso tenha ocorrido na antiga Suméria. Naquela época, já era utilizada a levedura Saccharomyces Cerevisiae, mas de forma experimental.

Os fabricantes de cerveja da época sequer sabiam que a levedura era feita de organismos vivos. O que se sabia era que elas transformavam frutas e grãos em álcool.

Somente em 1857, Pasteur publicou um artigo intitulado “Notas sobre a chamada lactofermentação”, onde ele identificou a levedura como um novo tipo de organismo.

Ele também definiu a fermentação como um processo biológico, onde é possível converter açúcar em álcool.

E durante todo esse tempo e descobertas, o nome “levedura de cerveja” ficou sendo utilizado para se referir ao fungo Saccharomyces Cerevisiae.

Leitura recomendada: Algumas dicas rápidas e fáceis para aumentar a saúde geral da Tireoide

Elas são mesmo úteis para a nossa saúde?

Depois dessa breve história da levedura de cerveja, vejamos se elas são benéficas para o corpo humano.

As células da levedura normalmente se replicam por um processo de reprodução assexuada. Isso é chamado de “brotamento”.  A célula mãe se multiplica e produz uma célula filha.

Assim, cada célula gera milhões de filhotes durante seu ciclo de vida. Isso exige uma enorme quantidade de energia e vitaminas que não estão contidas nos açúcares simples, com os quais elas se alimentam.

Para resolver isso, as células de levedura fabricam suas próprias vitaminas do complexo B, proteínas e minerais. Todos esses nutrientes são muito benéficos para a saúde humana. Portanto, pergunta respondida.

As vitaminas do complexo B e sua importância

O grupo mais importante desses nutrientes é o das vitaminas do complexo B, solúveis em água. Elas incluem a tiamina, a riboflavina, a niacina, a vitamina B6, a biotina e os ácidos pantotênico e fólico.

Apenas uma colher de sopa de uma boa marca de levedura de cerveja basta para oferecer a dose diária recomendada para a maioria desses elementos.

Sem essas vitaminas, o corpo não seria capaz de metabolizar os carboidratos, as gorduras e as proteínas essenciais para o crescimento.

São também fundamentais para a manutenção da saúde dos cabelos, da pele, dos nervos, das células sanguíneas, das glândulas produtoras de hormônios e do sistema imunológico.

A deficiência de qualquer uma delas, pode resultar em doenças como beribéri, pelagra e anemia.

Outro benefício das vitaminas do complexo B é que elas mantém baixos os níveis de homocisteína, que é um aminoácido presente no sangue humano e que é fortemente afetado pela dieta das pessoas.

Estudos epidemiológicos tem relacionado elevados níveis de homocisteína ao acidente vascular cerebral (AVC), a enfermidades coronarianas e à doença vascular periférica.

Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar

Outros benefícios da Levedura de cerveja

A levedura de cerveja também fornece proteína. Uma única porção (50 gramas aproximadamente) de levedura de cerveja macerada, oferece 8 gramas de proteínas e 1 grama de gordura, por apenas 58 calorias.

E para finalizar, a levedura de cerveja também é uma boa fonte de minerais, incluindo o selênio, o cobre, o zinco, o potássio, o magnésio e o cromo, todos importantes para uma boa saúde.

Levedura de cerveja é bom, mas não é mágico

Cuidado também com os excessos que dizem por aí sobre a levedura de cerveja. Embora eu tenha apresentado a você esses benefícios dos parágrafos anteriores, existe certo exagero em torno da levedura, como sendo a resolução de muitos problemas.

Há quem diga que ela é capaz de aliviar a ansiedade e a síndrome do túnel carpal, curar a constipação, combater a anemia, melhorar o desempenho físico e manter as pulgas longe do seu cachorro. Não espere que ela funcione para tudo isso.

Ela também nem sempre é o melhor caminho para a obtenção de vitaminas e minerais. A levedura não processada não contém vitamina B12, por exemplo.

Esse nutriente precisa ser acrescentado, e a quantidade vai depender do tipo de levedura que você irá utilizar, e de quanto tempo o produto ficou exposto na prateleira.

Formas de uso da levedura de cerveja

Existem três tipos diferentes de Saccharomyces Cerevisiae que se enquadram na categoria de levedura de cerveja.

O primeiro é o fermento biológico ativo usado para fazer vinho ou cerveja. Apesar de conter os mesmos nutrientes que as culturas de levedura, essa forma é viva, e não deve ser ingerida como suplemento.

O segundo tipo é um subproduto da fabricação de cerveja e de vinho, que no processo de fermentação foi morto ou desativado. Este é o mais vendido como suplemento, sob a denominação de levedura de cerveja. É amargo.

O terceiro tipo é a chamada levedura nutricional, e foi desenvolvido para aqueles que não gostam do sabor da levedura de cerveja.

É da mesma espécie, mas, em vez de ser produzida a partir do álcool, é cultivada em um meio baseado em melaço ou em sacarina de beterraba, um processo que reduz o sabor amargo próprio de leveduras cultivadas em cerveja.

Levedura de cerveja emagrece ou engorda?

Essa é uma questão que desperta a atenção de muita gente em relação ao uso da levedura de cerveja, e deixa muitas dúvidas.

Para dar uma “quebrada” no texto, compartilho com você o vídeo do amigo e nutricionista Ricardo Vargas, onde ele explica isso de forma clara e objetiva:

Leve a saúde para mais pessoas: Palestras na sua empresa, escola, igreja ou comunidade

Conclusão

Volto agora ao título deste texto, para concluirmos. Sim, a levedura de cerveja faz bem à nossa saúde, e deve ser usada em doses adequadas, que podem ser recomendadas pelo seu médico ou nutricionista.

Aliás, é importante iniciar o uso da levedura de cerveja com pequenas quantidades, pois algumas pessoas podem apresentar dificuldades quanto à digestão da levedura, causando o que é conhecido como “barriga inflada”.

Espero que esse texto tenha sido útil para você, principalmente se você procura suplementos que incluam as vitaminas do complexo B. Até breve! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *