Olá! Um dia desses uma amiga veio falar comigo e me contar como estava se sentindo.
“Já não acredito mais em mim mesma, já comecei muitas coisas tantas vezes. No começo fico super engajada, mas essa empolgação não dura mais que um mês. Sempre que começo algo, nunca termino. E a desmotivação e sentimento de incapacidade são tão grandes, que já desisti de tentar”.
A pessoa que se vê como no exemplo acima, se sente mal a respeito de si mesma, pois tem a sensação de ser a única com esses sentimentos de frustração. Infelizmente, casos assim, são mais comuns do que imaginamos.
Todos nós já conhecemos alguém que começou a ir à academia e parou pouco tempo depois, começou a fazer dieta uma dúzia de vezes, alguém que jogou fora todas as bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates um tanto de vezes, ou que tentou ver menos televisão e ler mais livros, e que falhou em tudo isso, não é mesmo?
Mudar hábitos pode não ser somente uma questão de disciplina. Talvez a maior dificuldade seja não saber como mudá-los da forma correta.
Confira alguns dos erros mais comuns que a maioria das pessoas comete e que você, de agora em diante, poderá evitá-los:
1. Não controlar sua vida e atitudes
Para conseguirmos qualquer coisa na vida, seja saúde, seja dinheiro, seja felicidade é preciso muito esforço, dedicação e tempo. Mudar esse comportamento é importante para você? Então, faça disso uma prioridade.
2. Auto sabotagem
Pare de justificar seus erros, achando que para aquele seu amigo a vida é mais fácil do que para você. Acredite que você pode ter o corpo como o daquela atriz, você pode ser tão inteligente e bem sucedido como o seu chefe, sua família pode ser tão feliz como a do seu primo. Somente não esqueça de uma coisa: você não pode continuar sendo e fazendo as mesmas coisas que fez até agora e querer resultados diferentes.
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
3. Não mudar o ambiente
Não é seguro confiar somente na força de vontade para mudar um hábito. Na prática, isso raramente funciona. Quando você muda o ambiente ao seu redor, consequentemente estará diminuindo a chance de desistir ou voltar atrás na decisão tomada. Você pode, por exemplo, deixar seu tênis ao lado da cama; quem sabe, dormir com suas roupas de caminhada ou corrida, ou abastecer seu armário e geladeira com comidas saudáveis para incentivá-lo no seu propósito.
4. Esperar conforto
Mudanças são por natureza desconfortáveis. Elas trazem insegurança e ansiedade; por isso, esteja pronto para se deparar com algumas situações inconvenientes. Será muito comum a maioria de seus amigos e familiares fazerem exatamente o oposto daquilo que você se propôs a fazer. Como disse Will Rogers, “de vez em quando é preciso subir num galho, porque é lá que estão as frutas”.
5. Começar grande
Ser otimista no começo e dar passos maiores que as pernas é uma característica da maioria de nós. Quando você começa devagar, o desconforto da mudança se torna mais leve. Alguns exemplos: meditar por 2 minutos, dormir meia hora mais cedo a cada semana, caminhar 500 metros a mais a cada dia, comer um vegetal por dia.
6. Não mudar o novo hábito
Até mesmo os hábitos mais bem sucedidos podem perder a sua utilidade em um dado momento. A vida é dinâmica, o mundo muda, e os métodos usados no passado podem estar fadados ao fracasso. Faça alguma mudança diariamente, mesmo que muito pequena e veja o que acontece. Vá para o trabalho por um caminho diferente, use escadas ao invés de elevador, etc.
Leitura recomendada: TREINO HIIT – uma excelente opção para queimar gordura
7. Não querer se expor
Uma das melhores maneiras de mudar seu ambiente e seu comprometimento com um novo comportamento é a prestação de contas. É impressionante como faz diferença quando você cria um desafio e informa as pessoas sobre ele. Quando algumas pessoas sabem o que você está fazendo e quais são seus propósitos, elas direta ou indiretamente lembrarão você que não deve se desviar do caminho.
Conclusão
Se esse é seu desejo, pense menos em grandes mudanças e comece pequeno. Mude primeiro as coisas mais fáceis e vá se desafiando gradualmente à medida que se sentir seguro para novos desafios. Uma mudança duradoura é a soma de diversas pequenas mudanças ocorridas ao longo do caminho.
Não espere que eventos externos como doença, desemprego, divórcio ou alguma tragédia aconteça, para mudar seus hábitos. Lembre-se sempre: pessoas bem sucedidas têm hábitos diferentes da maioria e por isso conseguem resultados melhores.
Um beijo e até a próxima!
Aurideia Vasconcelos
Permalink
Querida Aurideia, você é uma benção! Tenho aprendido muito, sempre tiro um tempinho para ler ser artigos. Forte abraço!
Permalink
Olá Elisangela!
É muito gratificante receber esse tipo de elogio! Grata a você por nos acompanhar!
Se desejar, pode nos sugerir um tema para abordarmos aqui no Sementes, tá bom?
Grande abraço!