É muito (mas muito mesmo) provável que você já tenha ouvido dizer ou feito alguma dieta “mágica”, com promessas de emagrecer.
Claro, emagrecer com pouco esforço em num curto espaço de tempo. Lamento pelo choque de realidade, mas isso não existe. São ilusões do mercado dos vendedores de sonhos…
Quando vemos pessoas saudáveis, malhadas e magras do tipo “que qualquer roupa cai bem”, logo achamos que ela foi agraciada pela vida.
Pensamos que ela nasceu com o metabolismo acelerado, que sua hereditariedade lhe favoreceu, ou ainda que sua condição financeira lhe proporciona privilégios.

Cuidado ao olhar a “grama do vizinho” e decidir vê-la mais verde que a sua. Isso pode arruinar sua luta para alcançar seus objetivos.
Aqui estão as duas atitudes que toda pessoa determinada precisa ter para atingir o sucesso: os bons hábitos e decidir fazer o que é certo.
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Hábitos e decisões para emagrecer
Como em qualquer área da vida, as decisões de hoje certamente trarão conseqüências no futuro.
- Será que toda comida saudável é ruim?
- Só posso me sentir melhor se comer o que eu desejo (ainda que isso faça mal depois)?
- Devo excluir os carboidratos da minha dieta?
- Devo passar fome ou comer de três em três horas?
São muitas as descobertas sobre emagrecimento, mas nenhuma delas será eficiente e duradoura se estiverem baseadas em mais uma “modinha da vez”.
O mais importante, é que você esteja segura e bem informada sobre o melhor caminho para conseguir resultados permanentes. E o melhor caminho é este aqui: a reeducação alimentar, a prática regular de exercícios físicos e uma rotina de repouso adequado.
E aqui temos uma ferramenta importante: para você formar um novo hábito, basta fazer algo com freqüência. O sucesso está na repetição, na consistência.
Por exemplo, ao almoçar, você não decide se irá levar ou não o garfo à boca. Não decide se mastiga primeiro do lado direito ou esquerdo.
O motivo pelo qual você não se questiona sobre o que fazer, é por que em algum momento de sua vida, essas rotinas se tornaram hábitos. Hoje, você faz tudo isso automaticamente!
Os hábitos interferem na conquista dos objetivos
Vamos supor que você coma comidas gordurosas com freqüência. Que não pratica exercícios físicos. Que não come frutas e verduras. Que não gosta de comer durante o dia, mas se farta de comida à noite.
Se for assim, então dificilmente conseguirá perder os quilinhos que tanto deseja. Isso porque tão importante quanto fazer boas escolhas é criar o hábito de fazer o que é certo.
Algumas rotinas são capazes de causar um efeito “bola de neve”. Por exemplo, se uma pessoa desenvolve o hábito de dormir cedo, possivelmente esse hábito pode desencadear outras vantagens, como:
- Acordar mais cedo,
- Sentir-se disposto para uma caminhada ou corrida, ou
- Preparar um desjejum completo e saudável.
Leitura recomendada: Detox não é modinha: é um ótimo estilo de vida

Hora de fazer o que é certo
Então chega de buscar atalhos. Meu convite é que você decida mudar seus hábitos de saúde para melhor, agora mesmo.
Crie a rotina de reeducar toda a esfera da saúde de sua vida. Seu corpo é o seu maior patrimônio. Todo o restante depende disso. Sem saúde, nada seguirá bem na sua vida.
A dura verdade para uma vida saudável é esta: NÃO É FÁCIL. Mas é TOTALMENTE possível.
Termino citando Aristóteles: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.” Então, mãos à obra! Um abraço e até o próximo!
Link permanente
Gosto da forma que e explicado sobre os assuntos. Nao ha enganaçao e sim as coisas como devem ser.