Olá! Essa é uma de minhas receitas preferidas! Muito prática de ser feita e sucesso garantido! Bem… Ao menos é o que acontece aqui em casa… Prova disso foi o meu esposo quase me deixar sem almoço hoje 🙂 .
Sabe aquela vontade de preparar uma refeição sem carne, mas que não seja o tradicional arroz e feijão, salada de alface com tomate e o famoso pvt (proteína vegetal texturizada) sem graça?
Então, como eu já disse em outro texto, só passarei para vocês as receitas selecionadas e aprovadas aqui em casa (que agradam muito ao nosso paladar e espero que ao seu também), pois já sei como é essa história de ir à cozinha toda animada com determinado prato e no final, frustração total…
Então, mãos à obra!
Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar
Bife de soja ao molho de limão e cenoura
Ingredientes
- 1 lata de bife vegetal (não posso falar a marca, mais pode acreditar, só conheço uma aqui no Brasil).
- 2 cenouras grandes (pode ser mais) cortadas em palitos bem finos.
- 1 cm de gengibre em tiras fininhas ou a gosto (totalmente dispensável, se você não gostar).
- 3 dentes de alho picadinhos.
- 1 colher de sopa de melado ou mel.
- 3 colheres de sopa de suco de laranja ou limão (já fiz com os dois e gostei mais do sabor limão).
- 1 colher de sopa de raspas de laranja ou limão (só a parte verde, pois a branca deixa o prato amargo).
- ½ cebola em rodelas.
- ½ xícara (ou mais) de molho shoyo.
- ½ sachê de tempero de legumes.
- ½ Colher de (sopa) de farinha de trigo.
- Azeite.
- Cebolinha para decorar.
Temperos a gosto: sal, chimichurri, alecrim, manjericão, hortelã (esses três últimos devem ser usados com muita moderação, como por exemplo, umas três folhinhas frescas).
Modo de preparo
Gosto de temperar os bifes na noite anterior ou logo de manhã bem cedo (se for para o almoço), pois realça mais o sabor.
Corte os bifes em iscas de mais ou menos meio centímetro. Misture aos bifes: temperos a gosto, tempero para legumes, shoyo e o trigo.
Em uma frigideira antiaderente grande, esquente bem o azeite (pouquíssimo) e frite as tiras de cenouras (mexa conforme a necessidade). Quando estiverem prontas, deixe escorrer o excesso de óleo em cima de um papel toalha.
Receita recomendada: Trança de nozes e castanha do Pará
Na mesma frigideira, refogue o alho, a cebola em rodelas, o gengibre e deixe dourar. Acrescente os bifes, raspas de laranja ou limão, suco, um pouco de água se achar que está muito seco (para que forme um caldinho grosso).
Depois de uns três minutos, acrescente as cenouras e a cebolinha. E pronto!
Pode ser servido com arroz branco (integral) ou arroz temperado com brócolis, milho, ervilha e uma salada de rúcula a gosto.
Estou ansiosa para saber se esse prato também agradou ao seu paladar. Assim poderemos trocar figurinhas, ou melhor, receitinhas. Ah… Também aceito sugestões!
Um super beijo e até a próxima!
Auridéia Vasconcelos
Link permanente
Link permanente
Adorei o Bolo de Fubá Enriquecido!!!
Maravilhoso!!! Delicioso!
Percebi na sua imagem que ele fica clarinho. Você bate a Chia no liquidificador? Fiquei curiosa porque o meu ficou todo cheio de grãos.
Obrigada.
Mara
OBS: Gostaria de receber mais receitas doces.
Link permanente
Olá Mara!
O bolo de fubá fica carinho como o da foto, e a semente de chia é acrescentada à mistura depois de batida no liquidificador, ou seja, não bata a chia no liquidificador com os outros ingredientes.
Abraços!