Jejum intermitente e emagrecimento definitivo, será?

Olá! Aqui estamos com mais uma nova “pílula” para o emagrecimento, que promete salvar sua saúde.

Primeiro vem a “regra” que diz que você deve comer a cada 3 horas. A justificativa é que isso acelera seu metabolismo e assim você queima mais gorduras.

Agora a “regra” é outra.  A nova descoberta é que se você ficar um bom tempo sem comer, aí sim, seu corpo começará a queimar gorduras. O assunto é o jejum intermitente.

O jejum não é nenhuma nova descoberta. Na verdade, há centenas de anos muitas pessoas usam o jejum com finalidades físicas e espirituais. Mas hoje nós iremos falar sobre outro objetivo do jejum chamado de jejum intermitente.

Ele acontece quando você entra em um estado de privação alimentar, que pode durar 12, 16 e até 24 horas sem consumir nenhuma caloria. Isso pode até parecer uma dieta, mas não é.

Na verdade, é chamado de padrão alimentar, que é uma maneira de programar as suas refeições para que você obtenha o máximo proveito delas. Ele ele não muda o que você come, mas muda quando você come.

Livro recomendado: Saúde Nua e Crua – transforme sua vida com a reeducação alimentar

Qual o objetivo do Jejum intermitente?

A principal razão das pessoas fazerem o jejum intermitente é para perder gordura. A boa notícia é que ele requer pouca mudança. Isso está gerando uma grande aceitação pelas pessoas que pretendem emagrecer. Mas como isso acontece?

Quanto mais tempo você fica sem comer, mais a sua insulina e glicemia reduz. Logo nas primeiras horas de jejum, seu corpo começará a usar a glicose que está estocada no fígado.

Ela fica lá em forma de glicogênio, como fonte de energia, e dessa forma seu corpo passará a queimar gordura.

Há também algumas evidências de que o jejum intermitente pode ajudá-lo a viver mais tempo. Também ajuda na proteção contra doenças, incluindo as cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, Alzheimer e outros, mas esse não será o foco desse texto.

Jejum intermitente e emagrecimento definitivo, será?

Como fazer o Jejum?

Existem algumas formas de fazer o jejum, mais citaremos aqui apenas os mais conhecidos e praticados.

  • O Método 16/8: um Jejum de 16 horas por dia, por exemplo, comendo apenas entre 12:00 e 20:00.
  • Protocolo Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma): um jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Não se come nada desde o jantar do dia atual até o jantar do dia seguinte.
  • Dieta 5:2: durante 2 dias da semana, comer apenas cerca de 500 à 600 calorias, enquanto nos outros 5 dias, come-se normalmente.

Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas.

Algumas formas de jejum intermitente permitem uma pequena quantidade de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum.

Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer plano de perda de peso. Estes são casos onde não se deve adotar este padrão de alimentação por conta própria:

  • Pessoas que estão abaixo do peso,
  • Pessoas que tenham problemas de resistência à insulina,
  • Pessoas que tenham diabetes,
  • Grávidas,
  • Pessoas estão sob estresse crônico,
  • Pessoas que têm problemas na supra-renal,
  • Pessoas com baixo nível de açúcar no sangue.

Leitura recomendadaA Dieta da Proteína e sua promessa de emagrecer sem deixar de comer

Vale a pena adotar o jejum intermitente?

Enquanto existir mundo, surgirão “novas e revolucionárias” formas de lidar com as dietas e maneiras diferentes de nos alimentarmos.

O maior desejo das pessoas que pretendem perder peso, é permanecerem com o peso ideal, ou seja, sustenta-lo a longo prazo. Então, a pergunta que vale uma longa reflexão é: “você pode fazer isso por toda a vida?

Dietas vão e vem. Por isso é importante você seguir um plano que seja capaz de ser mantido no longo prazo. Caso contrário, você irá desistir e não conseguirá manter seus objetivos.

Também é fundamental ter um plano para praticar na fase de manutenção, depois que você atingir o peso desejado.

Caso contrário, há boas chances de você recuperar o peso perdido, pois estes planos de jejuns não são viáveis para o resto de sua vida.

Se essa maneira de viver, ou melhor, lidar com a alimentação, faz sentido para você, procure um profissional para ajudá-lo. Lembre-se, cada organismo é único, e responde aos tratamentos de forma exclusiva.

Um beijo e até o próximo!

1 comentário


  1. Fiz o jejum intermitente de 15hs ( jantava as 19hs e tomava o café da manhã às 10hs) por 2 semanas (exceto no final de semana) e consegui chegar no meu peso ideal. Esse método é fácil desde que se ingira bastante água no período do jejum. Já faz 3 meses e não voltei a engordar, recomendo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *