A farsa dos sucos de caixinha e os perigos para sua saúde

Você conhece o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)? Eles produziram um vídeo sobre a farsa dos sucos de caixinha. É aquele tipo de vídeo que precisamos rever de tempos em tempos para manter a o assunto “vivo” em nossa rotina diária de alimentação.

sucoscaixinha

Aliás, falando de propaganda, segundo o próprio IDEC, o poder da publicidade é tão grande, que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto uma fruta em seu estado natural.

No entanto, quando temos acesso às informações mais detalhadas sobre os ingredientes dos sucos de caixinha, ficamos impressionados:

  • Os teores de açúcares são altos (principalmente naquelas chamadas de “néctar”);
  • Vários nutrientes das frutas são eliminados no processo de industrialização;
  • As fibras das frutas raramente são encontradas nos sucos de caixinha;
  • Os corantes presentes na bebida (como a tartrazina) pode causar reações alérgicas, como asmas;
  • Outros corantes como o amaranto e o benzoato de sódio estão ligados ao aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil; etc.

Livro recomendadoSaúde Nua e Crua

Na verdade, a lista poderia ser bem maior conforme a profundidade do estudo, mas nossa missão aqui no Sementes da Saúde não é tornar você um expert em determinados assuntos específicos, mas sim despertar em você a consciência de que o seu corpo é o seu maior patrimônio, e que viver com saúde é viver de forma plena!

Vídeo do IDEC alerta sobre os perigos dos sucos de caixinha

Sem mais delongas, vamos ao vídeo:

Agora você já sabe. Dê preferência para os sucos naturais! Mantenha sua dispensa repleta de frutas!

Em um texto futuro, apresentaremos as combinações de frutas mais adequadas para uma melhor absorção e aproveitamento do organismo.

Um grande abraço!

2 Comentários


  1. Muito interessante.
    As vezes deixamos de ingerir refrigerantes, substituindo-os por sucos, acreditando que estamos fazendo uma escolha saudável…. Mero engano.

    Responder

    1. Olá Delly!
      Pois é… Quando eu tive contato com esta informação, confesso que fiquei decepcionado demais, pois também pensava que estava fazendo algo bom para meu corpo. O melhor mesmo é comprar a fruta e fazer um suco fresco, preferencialmente com pouco ou nenhum açúcar.
      Obrigado por participar e nos acompanhar!
      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *